Economia em ascensão favorece inovação
2 de outubro de 2023
Redação

Durante a abertura da 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria, na manhã de hoje, o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, destacou que o Brasil tem um enorme potencial inovativo a ser explorado, agora impulsionado pelo cenário de retomada econômica. “Nesse momento, o nosso país assinala pontos extraordinariamente positivos, como o crescimento do PIB, o maior superavit da balança comercial, e um milhão e duzentos mil empregos formais”, explicou. “A inovação vem para, cada vez mais, aumentar de forma impulsiva a criatividade humana a fim de construirmos um mundo melhor pra todos”, acrescentou.


Além da inovação na indústria, também ressaltou que sustentabilidade e a inclusão são essenciais para o crescimento do país. “Não podemos continuar agredindo o planeta, nem podemos imaginar um mundo onde mais de 750 milhões de pessoas acordaram hoje de manhã, sem saber se terão um prato de comida”, refletiu.

Décio Lima realçou ainda que o Sebrae auxilia e impulsiona os pequenos negócios a irem ao encontro da inovação, ao preparar o ambiente e atuar na capacitação dos empreendedores, contribuir com o surgimento de empresas de base inovadora, e possibilitar que a inovação chegue ao maior número possível de micro e pequenas empresas de setores tradicionais.


A 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria é realizada pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria entre hoje e amanhã. Trata-se do maior evento de inovação da América Latina e reúne especialistas, empresários, representantes do governo e da academia. Pela primeira vez, o evento ganhou projeção global com palestrantes internacionais. Nesta edição, os temas discutidos têm como eixo central a ecoinovação como motor da transformação mundial.


Para o presidente da CNI, o Brasil tem condições de liderar temas como a transição energética, por meio de parcerias entre governo e setor privado, além de planejamento de longo prazo. “Indispensáveis para a descarbonização, as energias limpas e o uso sustentável dos recursos naturais poderão acelerar a adaptação da indústria e das demais atividades econômicas aos novos padrões comerciais e às metas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Também ajudarão a afastar ameaças protecionistas e a pavimentar novos caminhos para o desenvolvimento industrial”, complementou.


Momento favorável no Brasil
Em mensagem enviada aos participantes por vídeo, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, defendeu a inovação sustentável para induzir a retomada da indústria e o papel do Sebrae para acelerar mudanças na economia. “Inovar, incluir e descarbonizar: esses são os pilares que inspiram a neoindustrialização brasileira”, enfatizou.


A Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, também ressaltou o momento positivo vivido pelo Brasil e as ações do governo, dando ênfase às questões climáticas. “A agenda do clima é transversal, urgente e uma prioridade do governo. Nós temos o compromisso de prover a melhor ciência disponível para subsidiar a política climática”, revelou a Ministra.


Programação
Além dos painéis, que terão a participação de 22 palestrantes internacionais e 42 brasileiros, o Congresso vai contar com uma ampla área onde serão expostas tecnologias e inovações das empresas patrocinadoras do evento. O congresso acontece até amanhã (28 de setembro) na São Paulo Expo, em São Paulo (SP). Confira aqui tudo o que ainda vai acontecer. 

Compartilhe: