Hoje, (15/12) a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), completa 12 anos. A instituição criada pela Lei nº 12.550/2011), administra 41 hospitais vinculados às Universidades Federais presentes nas cinco regiões do país.
A partir da existência da Ebserh, e com os recursos propostos pelo Governo Federal no Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), foi possível revitalizar as infraestruturas, ampliar os parques tecnológicos e oportunizar uma melhor organização dos recursos humanos desses hospitais.
“São 12 anos de muita dedicação, de muitos avanços, da construção da maior rede hospitalar universitária do hemisfério sul, que tem um papel fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS), para a formação dos futuros profissionais de saúde, para especialização, pós-graduação, para produção de pesquisa de acordo com as necessidades do país, e para produzir também muita inovação”, declara o presidente da Ebserh Arthur Chioro.
Os hospitais universitários (HUs) são um importante campo de prática para as profissões da área da saúde e desenvolvimento de pesquisas. É neles que os estudantes aprendem, diariamente, a atender a população. O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013 e colhe frutos da educação associada à assistência.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.