As Olimpíadas de Paris 2024 não foram apenas um espetáculo de conquistas esportivas, mas também um marco significativo para o engajamento digital no Brasil. De acordo com dados disponibilizados pela da Comscore, empresa líder em medição de audiência digital, a hashtag oficial do Comitê Olímpico do Brasil (#TimeBrasil) gerou mais de 56 milhões de interações nas principais plataformas, destacando o poder de engajamento do público brasileiro durante os jogos.
Os dados coletados entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024 mostram, ainda, picos de interação nos dias 30 de julho, 3 de agosto e 8 de agosto, com destaque para postagens de atletas e influenciadores que mobilizaram milhões de curtidas, comentários e compartilhamentos. Entre as principais figuras nas redes sociais, a atriz Larissa Manoela, a ginasta Julia Soares e o perfil Gina Indelicada foram os mais influentes. alcançando um total de 1, 1 milhões, 1,2 milhões e 835 mil, respectivamente.
No que diz respeito ao engajamento dos atletas, a análise da Comscore mostra que Gabriel Medina, Rebeca Andrade e Rayssa Leal dominaram as redes. Medina, em especial, liderou o ranking dos posts entre os atletas que mais se destacaram com um total de 8,9 milhões de interações, seguido por Rebeca Andrade com 5,4 milhões e Rayssa Leal com 3,5 milhões de ações.
As marcas patrocinadoras também se destacaram durante o período olímpico. SuperBet, Corona Brasil, Havaianas, Petrobras lideraram o ranking de engajamento entre as marcas que mencionaram termos relacionados aos Jogos Olímpicos e ao #TimeBrasil, sendo a SuperBet a que atingiu o maior número de interações em suas postagens – com 64,5 mil no total.
Além disso, o fenômeno digital CazéTV se consolidou como uma das maiores plataformas de conteúdo esportivo no Brasil durante os Jogos. A análise revela que o canal acumulou mais de 644 milhões de visualizações no Youtube e 313 milhões de interações no Instagram e X, com os vídeos mais populares alcançando até 15,6 milhões de visualizações
“Os resultados das Olimpíadas de Paris 2024 destacam a força das redes sociais como um espaço de conexão e engajamento para os brasileiros. Atletas, marcas e influenciadores geraram um impacto significativo, atingindo milhões de interações em um curto período. Esses números refletem o potencial de engajamento que as plataformas digitais oferecem durante grandes eventos globais,” comenta Ingrid Veronesi, country manager da Comscore para o Brasil.
“A análise detalhada da Comscore fornece insights poderosos que podem ajudar marcas e criadores de conteúdo a maximizar suas estratégias digitais, capitalizando o envolvimento sem precedentes que testemunhamos durante os jogos olímpicos”, completa a executiva.
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Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) é um parceiro confiável para planejamento, transação e análise de mídia entre plataformas. Com coleta de dados que combina digital, TV linear inteligência de audiência over-the-top e dados de bilheteria de cinema com insights avançados de audiência, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem seu comportamento multitelas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovada em medição de audiências digitais, de TV e publicidade em escala, a Comscore é a fonte terceirizada emergente do setor para medição confiável e abrangente de plataforma cruzada.