Drones fazem voo em CG para mapear dengue
18 de abril de 2024
Redação

Na manhã de quarta-feira (17), o Governo da Paraíba, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as Forças de Segurança e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), conduziu mais um voo piloto utilizando drones para mapear potenciais focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A operação teve lugar no pátio da 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) em Campina Grande. Essa iniciativa é uma extensão do primeiro teste realizado em João Pessoa, no final de março.

A tecnologia dos drones complementa as ações preventivas já em curso pela SES e pelos agentes de combate a endemias, permitindo a detecção de criadouros do mosquito em áreas de difícil acesso. Nílton Guedes, chefe do Núcleo de Fatores Biológicos e Entomologia da SES, destacou a importância desse avanço no combate ao mosquito, ressaltando a segurança e agilidade proporcionadas pela tecnologia. Durante a operação, dois drones monitoraram a área da Ciretran-CG, sob operação conjunta de agentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Tenente Júnior, do Comando de Operações Aéreas da Polícia Militar, enfatizou a colaboração entre as entidades em prol da sociedade paraibana. Luiz Almeida, gerente operacional de Saúde Ambiental da SES, explicou que após a fase de testes, o serviço será expandido para atender às cidades mais populosas do estado, visando aprimorar as ações de controle do Aedes aegypti. Os resultados obtidos nas operações piloto serão apresentados aos gestores para avaliação e posterior implementação do serviço em todo o estado.

Compartilhe: