Digital avança, mas varejo físico ainda predomina
7 de fevereiro de 2024
Redação

A IMO Insights, empresa especializada em pesquisa de mercado, conduziu um estudo para estudantes do curso de Administração da ESPM, sobre a relação dos consumidores com cinco segmentos do varejo e suas transformações nos últimos anos. Entre as categorias avaliadas estão os itens de mercado, higiene pessoal e abastecimento; restaurantes, fast food e alimentos prontos; utensílios domésticos e itens variados; eletrodomésticos e dispositivos eletrônicos; e vestuário, calçados e acessórios.

O cenário da pandemia, como é sabido, acelerou a digitalização no comércio de produtos e serviços e mais pessoas entraram no digital, 40% dos entrevistados não costumavam comprar online antes da pandemia. Mas, o estudo aponta que a categoria com maior concentração em compras presenciais é a de itens de mercado, higiene pessoal e abastecimento, que traz uma variedade de itens não perecíveis. 62% dos participantes preferem comprar em lojas físicas de rede ou bairro. 

A praticidade e a rapidez associadas às lojas de bairro, além da preocupação com os alimentos perecíveis, justificam os resultados. “O mercado de vizinhança ganha mais espaço, pois traz conveniência ao consumidor”, diz Marcelo Paganini, professor do curso de Administração da ESPM. “O consumidor também demonstra maior confiança ao comprar nas grandes redes varejistas, onde ele sabe que encontrará praticamente tudo o que precisa para seu dia a dia.”  

Segundo Laura Vieira, gerente de Better Insights da IMO, mesmo que o consumidor esteja cada vez mais omnichannel, consumindo e pesquisando em mais de um canal, ele ainda é bastante apegado às lojas físicas para itens de mercado. “Considerando que no ambiente físico ele é impactado por novidades, ações promocionais e ofertas chamativas”, diz. 

Neste contexto, a análise indica que há oportunidades para os aplicativos e sites ganharem relevância ao trazerem para o cenário online uma experiência de compra mais abrangente e parecida com a da loja física. 

Outros resultados:

44% dos entrevistados sentiram que seu poder de consumo aumentou

32% dos entrevistados sentiram que seu poder de consumo diminuiu

70% dos entrevistados afirmam que mudaram seu comportamento de compra online e presencial em relação a todas as categorias 

37% dos consumidores afirmam ter mudado totalmente a forma de comprar na categoria restaurantes, fast food e comidas prontas

46% dos entrevistados que já consumiam por meios digitais intensificaram suas compras nesses canais

86% dos consumidores de restaurantes, Fast Food e comidas prontas preferem usar o delivery

Em eletrônicos e eletrodomésticos, sites de varejistas são utilizados por  41% dos entrevistados, sendo o canal que traz ao consumidor a percepção de compra segura com os melhores 

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