O Dia das Mães é um dos principais dados do varejo e só no último ano movimentou uma economia com R$ 13,2 bilhões de reais, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Para pequenas e médias empresas, a ocasião representa uma oportunidade para promover ofertas especiais, negociações de vendas e movimentação de negócios. Essa é uma expectativa de 54% das PMEs, de acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, ao serem questionadas sobre o aumento nas vendas com estratégias especiais para dados.
“A gestão de um negócio é composta por diversas etapas e, entre elas, o planejamento é fundamental. Entender como dados importantes para seu investimento, ainda mais para as pequenas e médias empresas, pode funcionar como uma ferramenta para transações e vendas, ajustar estoque ou lançar produtos, por exemplo. Saber que mais da metade das PMEs tem perspectivas positivas em relação ao Dia das Mães por meio de ações especiais realizadas pelos seus negócios mostra a importância dos dados”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cléber Genero.
Expectativas por setor e região
A pesquisa também traz essa visão por segmento. O varejo e o atacado representam 44% das empresas que esperam essa ampliação, enquanto os serviços equivalem a 27%, a indústria 6% e alimentação e bebidas, 5%.
Por fim, nas regiões, 53% das PMEs que têm essa expectativa são do Sudeste, 19% do Nordeste, 12% do Sul, 7% do Norte e 7% do Centro Oeste.
Como aproveitar os dados para vender mais
A Serasa Experian tem como missão apoiar as PMEs em sua jornada empreendedora, tanto por meio de soluções tecnológicas quanto com conteúdo educativo. Para quem deseja se destacar no Dia das Mães, compartilhamos cinco boas práticas:
1) Prepare-se: o planejamento é o início de toda a ação. Ou seja, é fundamental que a empresa tenha tempo hábil para se preparar para a demanda, ao mesmo tempo em que o cliente também saberá com a antecedência necessária sobre as novidades.
2) Defina metas : para estipular os objetivos, leve em consideração a realidade, analisando números dos períodos e dados sazonais anteriores, bem como projeções do mercado para os meses seguintes. Após o período passado, avalie os números atingidos e compare com o que foi planejado, a fim de corrigir o que for necessário para os próximos dados e manter o que funciona bem.
3) Crie promoções : Para alavancar as vendas em algumas datas sazonais, pode ser preciso investir em uma política de descontos a fim de atrair o público. Tenha atenção em criar algo que seja atraente para o consumidor ao mesmo tempo em que sua margem de lucro ainda seja interessante para seu negócio. Ela precisa existir mesmo em liquidações.
4) Atenção ao estoque : O controle do estoque é essencial para viabilizar qualquer estratégia de vendas, seja em dados especiais ou não. Basicamente, tudo o que entra e sai do seu estoque deve ser registrado, com a devida identidade de dados, tipo, valor e o que mais for relevante. Com todas essas informações atualizadas, o gestor poderá calcular o giro de produtos, evitando desperdícios ou a mesma falta de mercadorias.
5) Não esqueça do pós-venda: Para ter um pós-venda eficiente, mantenha um cadastro básico de clientes com informações sempre atualizadas, como telefone e e-mail. Após a venda, entre em contato para perguntar sobre a satisfação em relação ao produto, ao atendimento e à experiência de compra como um todo. Isso servirá tanto para identificar possíveis erros como também os acertos. Uma equipe afiada também ajuda muito nessa estratégia ou no caso de algum eventual problema na venda, por isso, cuidar da equipe também é fundamental – por meio de treinamentos, orientações claras e expectativas.
“Nosso compromisso é apoiar as PMEs em sua trajetória empreendedora. Fazemos isso por meio de conteúdos que esclarecem dúvidas e ofertas orientações práticas – como o Bora Empreender e o calendário de dados estratégicos lançado no início do ano – além de soluções que facilitam o dia a dia do empreendedor, como o Score Ponto a Ponto, que detalhes de forma transparente os fatores que impactam o Serasa Score, de forma gratuita”, finaliza Cleber Genero.