Amanhã, dia 10 de julho, o Brasil se une para celebrar o Dia da Pizza, uma data especial dedicada a esse prato icônico que conquistou o paladar dos brasileiros e se tornou uma unanimidade mundial.
Embora seja conhecida como uma tradição italiana, a pizza tem uma história que remonta ao Egito Antigo e à Grécia, evoluindo ao longo do tempo até adquirir a forma napolitana que conhecemos hoje: um disco achatado com molho de tomate e uma infinidade de recheios criativos.
“Ao longo do tempo ela foi evoluindo até ganhar a cara napolitana que conhecemos hoje: um disco achatado com molho de tomate e recheios. No Brasil, a imaginação não possui limites e temos pizza do que podemos imaginar e além”, destaca o professor do curso de Gastronomia da Faculdade FPB.
Para comemorar essa ocasião especial, principalmente no final de semana, a recomendação é reunir familiares e amigos e se aventurar na preparação de uma pizza caseira. De acordo com o chef Tito Ramalho o processo é fácil e garantirá um momento prazeroso e saboroso para todos.
“Para isso você vai utilizar ingredientes simples e acessíveis como farinha de trigo, fermento biológico (aquele para pães) e azeite de oliva, adicione o tempo de espera de fermentação e terá uma pizza pronta para ser aberta e recheada a seu gosto. Ela precisa de um forno bem quente, assa muito rápido e aí é só se deliciar com sua redonda quentinha”, orienta.