Destilados da PB são premiados em concurso nacional
2 de outubro de 2023
Redação

Mais uma vez, a cachaça de alambique produzida no Estado conseguiu ser reconhecida e premiada nacionalmente, em várias categorias. Este ano, o concurso teve um número recorde de inscrições: foram 650 amostras – 15% a mais do que no ano passado, de 13 estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Maranhão) e do Distrito Federal.

No anúncio feito na sexta-feira passada, o engenho Triunfo ganhou três medalhas. Teve medalha de prata pela cachaça Triunfo Bálsamo e pelo Rum Triunfo; e ouro pelo Whisky Joque, recém lançado no mercado.

A ideia do concurso é reafirmar a qualidade do vinho do destilado nacional, promover e estimular a venda dos produtos, e elevar a visibilidade do participante perante a concorrência de outros países.

Os rótulos paraibanos premiados com a medalha prata foram: Preciosa do Vale Bálsamo, Triunfo Bálsamo, Boa do Brejo Jequitibá Rosa, Rum Triunfo, Boa do Brejo Cristal, Nobre Sensações e Boa do Brejo Bálsamo.

Levaram medalha de outo o Whisk Joque, Triunfo Prata, São Paulo Cristal e São Paulo Blended.

Na premiação Grande Ouro a premiada foi a Cigana Heritage.

Na categoria dos destilados, a cachaça ocupou lugar de destaque como bebida produzida à base de cana de açúcar.
Nessa categoria também estão os destilados produzidos com bagaço de uva (grappa), de vinho (brandy ou conhaque), gins, vodcas, licor, tequila e rum. Já na categoria dos vinhos, foram selecionados vinhos Brancos Tranquilos, Tintos Tranquilos, Secos, Rosados Tranquilos e Espumantes Brancos, Rosados ou Tintos.

As amostras foram provadas às cegas e as que obtiveram as pontuações necessárias recebem os seguintes prêmios: Grande Medalha de Ouro, Medalha de Ouro e Medalha de Prata.

O Concurso Vinhos e Destilados do Brasil – CVDB conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG, do IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça) e da SP Vinhos.

Compartilhe: