Demanda por crédito cai 14% em maio
2 de julho de 2024
Redação

A demanda por crédito no Brasil recuou 14% em maio, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já na comparação com abril de 2024, que havia registrado uma leve recuperação de 14% frente março, o cenário foi novamente de queda (-1%). Os dados são do Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC), que mede mensalmente o número de solicitações de financiamentos nos segmentos de varejo, bancos e serviços.

Mais uma vez, o setor de Serviços foi o único a apresentar crescimento, desta vez de 20%, na comparação anual. O segmento também é o único que, até o momento, não apresentou queda em 2024. Já o Varejo recuou 22%, enquanto a demanda entre Bancos e demais instituições financeiras caiu 12%.

Por outro lado, a comparação mensal apresentou queda de demanda apenas entre os bancos, com um recuo de 4%. Os Serviços tiveram aumento de 11%, enquanto o Varejo subiu 1%. 

Dentro do segmento varejista, o grande destaque do ano é a categoria Supermercados, que manteve aumento de demanda em todos os meses, na comparação com 2023. “Historicamente, o setor varejista é o que promove maior impacto no Índice geral e, mais uma vez, os supermercados representam a única categoria com crescimento de demanda, desta vez de 7%. Aparentemente os brasileiros seguirão cautelosos neste cenário ainda de incerteza e recuperação lenta da economia, priorizando gastos com alimentação e demais itens de necessidades básicas”, avalia Natália Heimann, head de produtos Analytics da Neurotech e responsável pelo indicador.

De acordo com o INDC, o ranking das categorias do varejo que apresentaram quedas no comparativo anual, da maior para a menor, ficou assim: Lojas de Departamento (-68%), EletroMóveis (-34%), Vestuário (-26%) e Outros (-4%).

Na comparação com abril de 2024, o cenário foi mais animador, com quedas apenas nas categorias Lojas de Departamento (-36%) e EletroMóveis (-12%). Vestuário (+24%), Supermercado (+3%) e Outros (+2%) seguiram em alta.

Sobre o INDC

O Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC) abrange um universo de empresas, instituições financeiras e varejistas e mensura o apetite do brasileiro pelo crédito. Nem todas as milhões de consultas mensais registradas se transformam em concessão de crédito, pois o processo depende de fatores como o perfil da pessoa que está fazendo a solicitação, o apetite ao risco da financeira e se há ou não indícios de fraude.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom. Saiba mais em Link
 

Compartilhe: