Investir em produtos especializados e garantir a diversão de clientes. Essa é a realidade de empreendedores que atuam com atividades de entretenimento e buscam em momentos de datas festivas uma chance para ampliar o faturamento. O Dia das Crianças, celebrado nesta quinta-feira (12), é por exemplo uma das oportunidades estratégicas destacadas pelos donos de pequenos negócios para trabalhar esse processo.
De acordo com a proprietária da Pule e Brink Kids, Aline Oliveira, é preciso aproveitar cada período do calendário. Sua empresa tem sede na cidade de Patos, na região do sertão do estado, e trabalha diretamente com ações infantis, organização de eventos e shows com personagens para crianças. “Temos uma boa expectativa para esse dia das crianças. O negócio tem apresentado crescimento a cada ano e esse fator tem sido importante no mercado local e até gerado oportunidades de contratação. O dia 12 de outubro marca o início de uma temporada que se estende até o final do ano com boas perspectivas em nossa loja e esperamos ampliar em 30% o rendimento”, disse.
Quem também aguarda com entusiasmo o aumento do faturamento é Brendha Seabra. Ela é uma das empreendedoras atendidas pelo projeto Sebrae na sua empresa e conta com duas lojas físicas instaladas na cidade de João Pessoa, a Pegue e Monte JP que trabalha com locações de peças e artigos para festas, e a Tonton Balões, com a oferta de balões personalizados. Além da expectativa positiva para o período, Brendha explica que o mercado infantil tem apresentado boas oportunidades.
“Trabalhamos diretamente com festas e o foco tem sido mantido realmente para esses momentos de datas comemorativas. O rendimento da empresa sempre melhora em períodos com celebrações. O que estamos buscando agora é trabalhar cada vez mais o processo de atendimento e o Sebrae tem sido um parceiro nesse processo. Esse suporte faz alavancar os nossos negócios de uma forma mais assertiva”, comentou.
Segundo a analista técnica do Sebrae/PB, Cláudia Pereira, a projeção idealizada pelas empresas no mercado faz parte do processo competitivo, mas deve acontecer sempre com base na elaboração de um bom planejamento. “Os negócios voltados para o segmento infantil de brinquedos e festas podem utilizar de diversas ações para vender melhor nesse período. Saber aproveitar a procura do cliente como uma boa oportunidade para o aumento de vendas é essencial para as empresas e isso requer planejamento”, enfatizou.
Sobre o processo de organização, algumas dicas foram destacadas pela analista como elaborar um planejamento cuidadoso, ter um estoque diversificado, lançar promoções e descontos atrativos, além de reforçar o trabalho da comunicação nos canais de contato com o público. “A formação de parcerias estratégicas com outros negócios que atendam o público infantil, como escolas, creches e lojas de roupas também é muito importante. Seja ambiente físico ou digital, o atendimento humanizado e personalizado precisa também ser preparado para gerar uma boa experiência”, concluiu Cláudia Pereira.