Coral Jovem promove educação pela música
25 de março de 2024
Redação

Educar e capacitar crianças e adolescentes através da música. Este é o propósito do Coral Jovem Instituto Unimed João Pessoa, que, na quinta-feira passada (21), se apresentou no 2º Congresso de Pediatria da Região Nordeste, em Campina Grande.

Com um repertório que valoriza a cultura regional, meio ambiente e temas humanitários, o coral foi aplaudido com entusiasmo pelos participantes do evento, que se encantaram com o talento dos jovens.

A estudante Maria Fernanda, que integra o coral há nove anos, sentiu-se realizada em fazer mais uma apresentação. “O coral é minha família. Gosto muito de cantar e sair para apresentações. Vivenciar novos lugares e experiências é gratificante”, disse a estudante de 18 anos.

Responsabilidade socioambiental

O Coral Jovem é um dos projetos de responsabilidade socioambiental do Instituto Unimed JP, braço social do plano de saúde. Sob a regência da maestrina Socorro Estrela, o grupo está em atividade desde 2007 e é formado, principalmente, por moradores da Comunidade São Rafael, que fica no entorno do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

Atualmente, são 50 participantes, que se apresentam na Unimed JP ou em eventos para os quais são convidados. Todo início do ano, é feita uma seleção, dando oportunidade para novos integrantes se juntarem ao grupo. Nessas quase duas décadas em atividade, mais de mil crianças já passaram pelo coral.

Benefícios

Além da formação musical, os jovens recebem noções de cidadania, assistem a palestras sobre saúde e qualidade de vida e participam de oficinas e cursos de capacitação. Alguns estão inseridos no Programa Jovem Aprendiz da Unimed João Pessoa, ganhando a oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

Os participantes do coral ainda têm acesso a atendimento médico e psicossocial e suas famílias recebem uma cesta básica mensal.

Compartilhe: