Consumo do pão de forma cresce 6,8% 
17 de outubro de 2024
Redação

Instituído em 2014, o Dia Mundial do Pão é comemorado no Brasil em 16 de outubro, alinhado ao Dia Mundial da Alimentação, uma data que celebra a importância deste alimento básico, porém, de suma importância na dieta de milhões de pessoas no mundo. No país, este é um item presente em praticamente todos os lares, e vem ganhando destaque nos últimos anos devido à praticidade e versatilidade que oferece ao consumidor moderno.

Estudo realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em parceria com a Kantar Brasil, mostra que o consumo de pães industrializados aumentou neste ano. Entre janeiro e agosto de 2024, o volume de vendas de pão de forma atingiu 505.805 toneladas, representando um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2023 (473.713 toneladas).
 

Esse crescimento também impactou o faturamento da categoria, que chegou a R$ 10 bilhões até agosto de 2024, frente aos R$ 9,23 bilhões do ano anterior. O pão de forma segue como o mais consumido, responsável por 36,84% do faturamento total, seguido pelo pão comum (36,51%) e a bisnaga (7,4%). O aumento de consumo do produto reflete a busca do consumidor por conveniência, qualidade e segurança no momento da escolha, especialmente em um cenário de retomada econômica.
 

O Norte e Nordeste são campeões de consumo de pão de forma, com 60.238 toneladas vendidas até agosto de 2024 — 38,74% do faturamento. Já na Grande São Paulo, o pão comum domina as vendas, com 75.823 toneladas e 35,7% do faturamento. No Interior de São Paulo, foram vendidas 104.212 toneladas, sendo o pão comum responsável por 38,76% do faturamento.

“O aumento do consumo de pães industrializados reflete as mudanças nos hábitos de consumo, com as pessoas buscando produtos práticos e nutritivos para o dia a dia”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi. Ele ainda ressalta que o período pós-pandemia acelerou a demanda por alimentos que combinam conveniência e qualidade nutricional.
 

A alta no consumo também abre espaço para inovação no setor. A Abimapi nota uma demanda crescente por pães com apelo mais saudável, como integrais e com ingredientes funcionais. “As indústrias estão inovando com produtos que oferecem mais do que sabor — elas buscam atender às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores, oferecendo opções para todas as necessidades”, explica Zanão.

O Dia Mundial do Pão é uma oportunidade para o setor reforçar seu papel na alimentação do brasileiro, mostrando como a diversidade e a inovação têm sido peças-chave para conquistar novos consumidores e fortalecer o mercado.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do país, a Abimapi representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceria com a ApexBrasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 90 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 90 países.

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