Conparça faz ação de incentivo à doação de sangue
12 de setembro de 2023
Redação

A doação voluntária de sangue é um ato de solidariedade e que salva vidas. Com essa ideia em mente, integrantes da Confraria Paraibana da Cachaça (Conparça) realizam esta semana, em João Pessoa-PB, uma ação para sensibilizar confrades, e a sociedade em geral, da importância de doar sangue. A iniciativa é uma forma de marcar o Dia Nacional da Cachaça, comemorado em 13 de setembro, chamando a atenção da população para a necessidade de reforço contínuo dos estoques de sangue nos Hemocentros.

“Durante esta semana da cachaça, de hoje até sábado, a Conparça estará em campanha entre seus confrades, familiares e amigos, no sentido sensibilizar e motivar as pessoas para a doação de sangue”, explicou Maurício Carneiro, presidente da entidade. O Dia D da ação será nesta terça-feira, 12 de setembro, quando os confrades comparecerão ao Hemocentro da Paraíba para as doações, conforme a disponibilidade de cada um.

Formada por médicos, professores, jornalistas, atores, engenheiros, profissionais liberais e produtores de cachaça, dentre outros, a Conparça trabalha pelo consumo consciente e responsável da cachaça, além da valorização da “branquinha”, que é um dos destilados mais completos e mais complexos do mundo.

De acordo com Maurício Carneiro, a ação solidária, além do evidente trabalho social, busca fazer com que a sociedade se conscientize de que uma confraria de cachaças é muito mais do que um grupo que se reúne para beber cachaça. “Existe toda uma preocupação social entre os integrantes da Conparça, com o consumo responsável de álcool, o trabalho de resgate histórico da bebida e a quebra de preconceitos que ainda permeiam o consumo da cachaça”, afirmou.

IMPORTANTE– Para quem deseja aderir à ação social da Conparça, é necessário apresentar o código da campanha ao chegar ao Hemocentro da Paraíba. Código: 771.

Conheça os critérios para doar sangue

• Estar saudável;

• Apresentar documento oficial e original com foto;

• Estar bem alimentado;

• Pesar acima de 50 kg;

• Estar no mínimo há 12 horas sem consumir bebida alcoólica;

• Ter entre 16 e 69 anos;

• Primeira doação deve ser até os 60 anos;

• Quem tem menos de 18 anos deve estar acompanhado do representante legal (pai ou mãe).

SERVIÇO

O QUÊ: ação social de incentivo à doação de sangue

QUEM: Confraria Paraibana da Cachaça (Conparça)

QUANDO: de 11 a 16 de setembro

ONDE: Hemocentro da Paraíba (Avenida Pedro II, 1548. Jaguaribe)

Código da campanha: 771.

Compartilhe: