Com 230 mil carros, mobilidade é desafio em JP
22 de setembro de 2023
Redação

Ter um carro traz uma série de confortos: facilita a mobilidade, economiza tempo e proporciona mais flexibilidade na locomoção. Apesar disso, os veículos contribuem para o engarrafamento, além da emissão de gases poluentes na atmosfera. Celebrado nesta sexta-feira (22), o Dia Mundial Sem Carro alerta para o uso desenfreado dos veículos e propõe a utilização de meios de transporte mais sustentáveis.

A presença deles tem sido cada vez maior na Paraíba e na capital.  Dados do  Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) apontam um crescimento de 355% na frota de veículos entre 2003 e 2023, chegando a 1,5 milhão no total e 835 mil carros. Já João Pessoa possui cerca de 230 mil carros, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A capital é um das metrópoles com trânsito mais leve em todo o país.

Mesmo tão presentes, os veículos poderiam ser usados apenas em situações de necessidade, o que não acontece. Especialistas citam a ‘carrodependência’ como um problema que vem gerando cada vez mais transtornos no trânsito e sugerem que as pessoas também realizem atividades que não requerem um veículo, como ir ao mercado, à praça ou a um restaurante perto de casa.

Como uma alternativa para driblar os efeitos de um trânsito cada vez mais intenso, a MGA Construções têm construído empreendimentos que contam com localização privilegiada, tornando o uso do carro opcional para resolver demandas do dia a dia. É assim com o Soul Life Design, o Arbo e Mondo. Instalados no Jardim Oceania, os edifícios ficam próximos a supermercados, farmácias, parques, praias, restaurantes, clínicas e estabelecimentos diversos. A construtora acredita que algumas atividades podem ser feitas próximo de casa, à pé, inclusive como forma de passeio e relaxamento, já que João Pessoa é uma cidade turística e de clima agradável.

A diretora comercial da MGA, Christina Santiago, ressalta que esse é um dos fatores decisivos na hora da aquisição de um local para construir um empreendimento. “Por mais que muitas pessoas precisem de um veículo para o dia a dia, poder ir a pé a um supermercado ou à praia é sinônimo de qualidade de vida. Ter essa opção valoriza o imóvel e facilita, principalmente em dias com mais trânsito”, pontuou.

Não utilizar um veículo pode contribuir para a redução da poluição, diminuição do congestionamento, melhora da saúde física e mental e ainda economia. Entre as formas de utilizar menos o veículo ou de maneira mais sustentável está a carona compartilhada com amigos ou colegas de trabalho; a caminhada a depender da distância; uso de bicicleta ou até mesmo transporte público coletivo.

Distâncias – O Arbo fica a menos de 500 m de escolas, shopping, restaurante, praia, academia, mercado e farmácia, assim como o Soul, já que ambos estão localizados no Parque Parahyba 2. O Mondo, por sua vez, fica localizado na Argemiro de Figueiredo e, a pé, é possível chegar em dois minutos a uma academia; em 15 minutos ao Mag Shopping; e em menos de um minuto a uma agência bancária e à praia.

Compartilhe: