Neste sábado (23), às 21h, na Sala Vladimir Carvalho, o grupo Coco de Oxum vem para saudar a ancestralidade e o poder feminino através da brincadeira do Coco, ritmo tradicional do Nordeste que há décadas se mantém vivo através das mestras e dos mestres da Cultura Popular. O show tem em seu repertório letras que falam sobre as vivências de amor, resistência, trabalho e cotidiano, traçadas pela espiritualidade, em canções autorais e releituras.
O Coco de Oxum é formado por mulheres que se encontraram na música e na dança e decidiram unir suas vozes e seus tambores para celebrar a vida e a arte. O grupo é composto por Ana Paula (voz e percussão), Camila Ferreira (voz e percussão), Carol Oliveira (voz e percussão), Flávia Ellen (voz e violão) e Thaysa Miranda (voz e percussão). Para esta apresentação, o grupo vai contar com a participação do Contramestre Barata e Lua Camboatá.
Mamulengo Estrela Do Norte conta ‘O Nascimento De Cassimiro Coco‘
Já no domingo (24), às 16h, na Sala Vladimir Carvalho, o mamulengueiro Júnior Iranzi conta a história de Benedito e o seu futuro filho no espetáculo ‘O Nascimento De Cassimiro Coco‘. A apresentação é uma mistura de contação de história e circo através de bonecos, que encantam crianças e adultos. O espetáculo é montado a partir do Mamulengo Estrela Do Norte do Mestre Babi Guedes.
Júnior Iranzi é um artista popular que trabalha com mamulengo desde os 12 anos de idade. Ele aprendeu a arte com seu pai, Iranzi Guedes, que foi discípulo do Mestre Babi Guedes. Júnior Iranzi também conta com a participação dos brincantes Virgínia, Luana, Pedro e Manuela Iranzi.
Mundoo Veganoo traz culinária e produtos exclusivos veganos
Durante os três dias do Viva Usina (22 a 24), das 16h às 22h, na área externa da Usina Cultural Energisa, acontece a Mundoo Veganoo, uma feira paraibana de culinária vegana e produtos exclusivos veganos de todos os setores e segmentos. A feira tem como objetivo divulgar o veganismo como uma forma de vida ética, saudável e sustentável.
A Mundoo Veganoo reúne expositores que oferecem desde alimentos até cosméticos, roupas, acessórios, artesanato, livros e serviços voltados para o público vegano ou simpatizante. A feira também promove palestras, oficinas, rodas de conversa e outras atividades educativas e culturais sobre o tema.
O projeto Viva Usina é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e patrocínio da Energisa, com produção da Atua Comunicação Criativa e o apoio da Usina Cultural Energisa.