Case nacional, Shopping Rural recebe presidente do Sebrae
23 de maio de 2023
Redação

Setor fundamental para a geração de emprego e renda no Brasil, o turismo é uma das principais vocações econômicas do município de Conde, localizado no Litoral Sul da Paraíba, que recebeu, nesta terça-feira (23), a visita do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.

Na ocasião, a comitiva liderada pelo dirigente conheceu as instalações do Shopping Rural Sítio Tambaba, que é uma das principais referências da região em empreendedorismo e desenvolvimento social.Liderado pela empreendedora Nevinha Silva, o primeiro shopping rural do Brasil começou com uma pequena loja da família, a Doces Tambaba, e hoje já conta com 10 unidades. “Eu nunca esperava que um dia eu ia receber um presidente do Sebrae aqui nesse lugar que foi construído com muito carinho e amor, com o sonho de ter uma fábrica de doces e de mudar nossa vida. Começamos só eu e minha mãe, com R$50 emprestados e dois tipos de doce. Aqui (no Sítio Tambaba) não tinha um roteiro, mas passavam alguns bugueiros que nos davam cesta básica e roupa para nossas crianças. Esses bugueiros nos ajudaram a criar esse roteiro. Foi um momento muito difícil, levando nome de ‘doido’ e de que não daria certo. Hoje, a gente recebe em média 500 turistas por dia”, afirmou Nevinha, ao relembrar o início do empreendimento.

Ainda falando sobre o Shopping Rural, a empreendedora, que superou as dificuldades do analfabetismo e da falta de recursos, também destacou a contribuição do Sebrae para a concretização de seu sonho. “O Sebrae me ofereceu a oportunidade de acreditar em mim e confiar na minha capacidade. Essa comunidade se transformou. Cada um que chega aqui para comprar um doce eu digo: você não está levando só o meu doce, você está levando a minha história de vida e eu tenho a certeza que você vai mudar a vida de alguém”, acrescentou Nevinha Silva.

Por sua vez, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a visão empreendedora, a dedicação e a persistência das empresárias que lideram o Shopping Rural. “Esse é um resultado fantástico com a parceria do nosso Sebrae. A guerreira e resiliente Luiza e sua filha, Nevinha, estão dando um exemplo de protagonismo do empreendedorismo. É simplesmente apaixonante o que nós vimos e a experiência que tivemos”, enfatizou Lima. 

Já o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, pontuou o poder transformador de uma boa ideia. “É um conjunto de mulheres que transformaram suas vidas e fizeram com que as vidas de outras pessoas fossem transformadas. É algo que se transformou em referência para a Paraíba e para o Brasil, mostrando que com uma ideia simples você pode ir mais adiante”, acrescentou Luiz Alberto. 

Em seguida, a secretária de Turismo do Conde, Marília Melo, enalteceu a parceria com o Sebrae para a concretização do shopping. “Esse empreendimento em Tambaba, uma das praias mais bonitas do Brasil, é um diferencial.Ter essa parceria com o Sebrae, fortalecendo o turismo e engrandecendo os nossos empreendedores, é uma honra”, declarou a secretária.

Também acompanharam a visita desta terça-feira o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo; o diretor de administração e finanças da instituição, Neto Franca; e a gestora de turismo e economia criativa, Regina Amorim.

Compartilhe: