Seja pelo movimento gerado a partir da folia de rua com shows artísticos e bloquinhos, ou pela opção de participar de retiros religiosos e até programar viagens para lugares de descanso. Do litoral ao sertão do estado paraibano, o período carnavalesco impacta o crescimento do fluxo de pessoas em várias regiões e essa época do ano é encarada como uma oportunidade para os pequenos negócios aumentarem o faturamento.

Para a proprietária do bar e restaurante Loca Como Tu Madre, Giovanna Maia, o momento é de atrair novos clientes e apostar no crescimento das vendas. “Esse faturamento precisa ser bem trabalhado, por isso precisamos desenvolver estratégias para atingir o público que está na cidade, manter sempre o atendimento de qualidade e buscar divulgar ainda mais o nosso espaço. Em geral, a nossa expectativa de crescimento é de 15%”, revela.
O estabelecimento da empreendedora tem quatro anos de atividade e fica localizado no bairro Miramar, em João Pessoa, funcionando das 16h às 0h, com a oferta de petiscos, pratos tradicionais da culinária e bebidas como cervejas e drinks.
Em Campina Grande, no agreste do estado, o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande (SindCampina), Divaildo Júnior, explica que o período festivo se caracteriza pela promoção do Carnaval da Paz, uma ampla programação que reúne eventos religiosos e filosóficos.
“Esses eventos contam com espaços de alimentação, e existe uma grande quantidade de empreendedores preparados para atender ao público. É uma oportunidade de fortalecimento econômico para o setor, sobretudo em uma época em que, no passado, Campina Grande praticamente parava. A cada ano, observa-se um crescimento maior no fluxo de pessoas, e isso contribui positivamente”, destaca.
Divaildo Júnior é também proprietário do restaurante Tábua de Carne e da cafeteria Vila Nova da Rainha, ambos localizados na Avenida Manoel Tavares, na cidade.
Na região do sertão, na cidade de Patos, a empreendedora Kiev Marques destaca que a expectativa de faturamento em sua loja deve atingir até 20% nas próximas semanas. Ela é proprietária da Marquesa Festas, que atua na comercialização de presentes e artigos para festas. O empreendimento fica localizado na Rua Bossuet Wanderley, no Centro da cidade. “O nosso foco é vender produtos sazonais, e depois das festividades de fim de ano tudo se concentra nessa época carnavalesca. Por já entender como funciona a dinâmica de comemoração nesse período, a loja se prepara para atender aos eventos nas escolas, e tudo fica estruturado com base no calendário. O faturamento deste ano deve aumentar em torno de 15% a 20%, uma vez que a cidade teve também um evento maior e isso impulsionou o resultado das vendas”, comenta.
Conforme a gerente da agência regional do Sebrae/PB na cidade de Patos, Anna Stefania Rodrigues, o período carnavalesco contribui de forma positiva para o fortalecimento dos pequenos negócios. “Os setores de supermercados, bebidas, vestuário, beleza e serviços em geral são os mais beneficiados. O carnaval movimenta intensamente a economia local, gera empregos temporários e amplia a circulação de renda nos municípios”, enfatiza.
Além de criar estratégias para ampliar o faturamento nessa época, Anna Stefania Rodrigues lembra que é fundamental os empreendedores usarem a criatividade para atrair novos clientes e oferecer uma boa experiência. “Uma das dicas é trabalhar a personalização de produtos, criar combos promocionais e manter sempre o atendimento com qualidade. Esse período pode ser uma grande oportunidade para aumentar as chances de faturamento e fidelização dos clientes, mas não podemos deixar de ressaltar a importância de qualificar os colaboradores”, conclui.