Potência global de inovação tecnológica, a BYD – Build Your Dreams, acaba de confirmar o acordo para desembarcar na Bahia e iniciar a operação de três fábricas ao mesmo tempo – um feito inédito – no complexo de Camaçari, a 50km de Salvador.
Com investimento de R$ 3 bilhões, a BYD estabelece um marco histórico na indústria automobilística brasileira. Não se trata apenas de construir veículos. A proposta do grupo, que tem como ousada missão diminuir a temperatura do planeta em um grau, é a transição energética e a mobilidade sustentável. Uma revolução verde sem volta.
A produção nacional vai permitir preços mais competitivos e a possibilidade de um povo apaixonado por carros ter acesso a um sonho de consumo da era moderna: um elétrico na garagem.
O complexo será composto por três células fabris. Uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades. A terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.
“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas. “As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas.”
Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.ooo empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil. “Na BYD, temos o forte compromisso de contribuir e gerar valor para os brasileiros”, ressalta.
O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.
Compromisso sustentável e social
Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam sua atuação no exterior: criar produtos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, sempre em um ambiente de trabalho agradável e aconchegante para funcionários, fornecedores e visitantes.
Dois anos e meio após fechar a fábrica de Camaçari, em janeiro de 2021, Ford entrega unidade ao governo da Bahia, que já tem acordo com a BYD
A Ford e o governo da Bahia assinaram no dia 4 deste mês um contrato que “devolve” a fábrica de Camaçari para o Estado. Com isso, a unidade fica liberada para utilização imediata pelo governo, que já tem acordo assinado com a BYD. Assim, os detalhes da operação da marca devem ser anunciados na próxima semana. A marca chinesa vai produzir automóveis e veículos comerciais eletrificados. Além disso, terá uma unidade de produção de baterias.
A BYD planeja produzir o hatch elétrico Dolphin e o SUV híbrido Song Plus na fábrica de Camaçari. A informação foi confirmada pela própria marca, afinal, são os dois modelos mais rentáveis da empresa à venda por aqui. Dessa forma, o complexo receberá investimentos e uma bela reforma. A reinauguração deve ocorrer no segundo semestre de 2024.
Na segunda-feira, 9, houve o lançamento da pedra fundamental das unidades de produção da BYD no Brasil. Assim, estão confirmadas as participações do CEO global e fundador da BYD, Wang Chuanfu, bem como da CEO para as Américas, Stella Li, e do presidente da empresa no Brasil, Tyler Li. Além disso, o evento terá a presença de várias autoridades brasileiras.
Além das três linhas de produção já prometidas (para carros de passeio, veículos comerciais e baterias), a montadora chinesa planeja inaugurar um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. A marca pretende iniciar a operação com a unidade de processamento de fosfato e lítio, matéria-prima das baterias. Logo depois, em janeiro de 2025, dará início à montagem de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in. A BYD ainda não fala a data exata ou qual modelo inaugurará a nova fábrica.