Em cerca de duas semanas, o comércio mundial abrirá as portas para a data mais importante do ano para o setor: a Black Friday. Segundo um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as buscas na internet pelo evento de promoções caíram 18.29% no último ano, saindo de 246 mil pesquisas em setembro de 2022 para 201 mil no mesmo período de 2023. No entanto, outra pesquisa chama a atenção: o Google aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras em 24 de novembro e sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5 pontos percentuais no período.
Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a dualidade dos estudos indica que as pessoas estão mais informadas sobre o evento: “Essa queda não mostra a falta de interesse, mas o conhecimento adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. As pessoas estão mais informadas sobre a data, originalmente norte-americana, mas que já se estabeleceu no calendário nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo período, ‘Black Friday’ somou 135 mil buscas na internet, número 32.84% menor do que no Brasil”.
Além das pesquisas pelo nome do evento, a Semrush também analisou o tráfego dos sites varejistas para entender quais são as categorias que mais interessaram o bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, em setembro de 2023, Turismo foi o nicho que teve o maior número de acessos, com 3.7 milhões de visitas, seguido de Eletrônicos (2.4M) e Esportes & Recreação (2M).
Confira o ranking completo das categorias de sites de e-commerce que mais receberam a visita dos brasileiros em setembro de 2023:
“A análise desse tráfego aponta tendências para a Black Friday deste ano. Por ser no mês que antecede o início do verão e das férias escolares, muitas pessoas irão procurar por promoções de passagens e diárias de hotéis. O setor de eletrônicos também chama a atenção, com bastante procura dos brasileiros, assim como os itens esportivos e recreativos”, finaliza Casagrande.
Sobre a Semrush
A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.