Buscas na internet por Black Friday diminuem 18.29%
7 de fevereiro de 2024
Redação

 Em cerca de duas semanas, o comércio mundial abrirá as portas para a data mais importante do ano para o setor: a Black Friday. Segundo um levantamento da Semrush, plataforma de marketing digital especializada em visibilidade online, as buscas na internet pelo evento de promoções caíram 18.29% no último ano, saindo de 246 mil pesquisas em setembro de 2022 para 201 mil no mesmo período de 2023. No entanto, outra pesquisa chama a atenção: o Google aponta que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras em 24 de novembro e sete em cada dez consumidores têm a intenção de gastar igual ou mais do que no ano anterior — um aumento de 5 pontos percentuais no período. 

Para Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush no Brasil, a dualidade dos estudos indica que as pessoas estão mais informadas sobre o evento: “Essa queda não mostra a falta de interesse, mas o conhecimento adquirido pelos brasileiros nos últimos anos. As pessoas estão mais informadas sobre a data, originalmente norte-americana, mas que já se estabeleceu no calendário nacional. Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo período, ‘Black Friday’ somou 135 mil buscas na internet, número 32.84% menor do que no Brasil”. 

Além das pesquisas pelo nome do evento, a Semrush também analisou o tráfego dos sites varejistas para entender quais são as categorias que mais interessaram o bolso dos brasileiros. De acordo com o levantamento, em setembro de 2023, Turismo foi o nicho que teve o maior número de acessos, com 3.7 milhões de visitas, seguido de Eletrônicos (2.4M) e Esportes & Recreação (2M). 

Confira o ranking completo das categorias de sites de e-commerce que mais receberam a visita dos brasileiros em setembro de 2023:

  1. Turismo (3.7M)
  2. Eletrônicos (2.4M)
  3. Esportes & Recreação (2M)
  4. Roupas (1.3M)
  5. Casa & Jardim (1.1M)
  6. Saúde (723 mil)
  7. Móveis e Itens de Decoração (396 mil)
  8. Alimentação (209 mil)
  9. Infantil (121 mil)

“A análise desse tráfego aponta tendências para a Black Friday deste ano. Por ser no mês que antecede o início do verão e das férias escolares, muitas pessoas irão procurar por promoções de passagens e diárias de hotéis. O setor de eletrônicos também chama a atenção, com bastante procura dos brasileiros, assim como os itens esportivos e recreativos”, finaliza Casagrande. 

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com mais de 95.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

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