O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), disse hoje que o Banco Regional de Brasília (BRB) já liberou o dinheiro para a construção da nova sede do Legislativo Municipal. O que está faltando apenas é o repasse dos R$ 20 milhões para conta da CMJP.
Na semana passada, Dinho foi recebido em audiência pelo presidente do BRB Financeira, Carlos Vieira, em Brasília (DF). O encontro serviu para tratar da liberação do empréstimo. A perspectiva do dirigente é a de que a licitação para a obra seja lançada já nos próximos dias. O contrato do empréstimo foi assinado em junho de 2022.
Dinho foi a Brasília acompanhado pelos vereadores Chico do Sindicato (Avante) e Carlão pelo Bem (PL), este último, vice-presidente da Casa. Outro ponto tratado foi a definição dos últimos detalhes para que a instituição financeira assuma a administração da folha de pagamento dos servidores da Câmara de João Pessoa. A promessa do BRB é a de instalação de pelo menos oito agências em João Pessoa, além de terminais de autoatendimento.
A perspectiva em relação à folha de pagamento é que a assinatura do contrato ocorra já no mês de maio. O novo prédio será erguido no terreno em frente à sede atual, que foi construída na década de 1970, na época, para acomodar 12 vereadores.
Hoje, João Pessoa tem 27 vereadores e, a partir da próxima legislatura, este número subirá para 29. A estrutura também vai atender aos princípios da sustentabilidade, com captação de água da chuva, energia solar, bicicletário e programa de papel zero.
O projeto já possui alvará de construção e liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep) e de todos os outros órgãos regulares.