O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi o grande vencedor da 6ª edição do Prêmio IDEIA ABBC, que reconheceu, em novembro, no Teatro CIEE, em São Paulo, as melhores soluções que promovem inovação no setor financeiro. Com o desenvolvimento da solução Monitoramento de Alertas de Desmatamento no Crédito Rural, o chefe do Departamento de Conformidade e Prevenção de Fraudes do BNDES, Rafael Sales Santelli da Silva, apresentou um dispositivo que monitora o uso do solo em zonas rurais para a detecção de desmatamento com indícios de ilegalidade.
“Com essa solução, integramos as informações do monitoramento via satélite dos desmatamentos ilegais em propriedades rurais ao processo de concessão de crédito”, explicou o representante do BNDES durante sua apresentação na grande final do Prêmio. “Nosso objetivo foi mostrar a importância do trabalho realizado no BNDES relacionado às questões de sustentabilidade, que é um projeto importante para o banco e para a sociedade”, concluiu Rafael.
Promovido pela Associação Brasileira de Bancos, o Prêmio IDEIA ABBC é um dos principais reconhecimentos às boas ideias do mercado, voltadas para soluções transformadoras do setor. A edição 2023 recebeu 27 inscrições de iniciativas de empresas que fazem parte de um ecossistema formado por 118 instituições financeiras associadas à ABBC, entre bancos, fintechs, financeiras, cooperativas de crédito, instituições de pagamento, entre outras.
“A ABBC expressa grande satisfação ao reconhecer as inovações promovidas por suas associadas, reforçando, desta forma, o papel fundamental dessas iniciativas na moldagem do futuro do mercado financeiro”, afirmou a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
Os cases eram relacionados à inovação aberta ou interna, com aplicações em processos, produtos, serviços, canais, sustentabilidade, envolvimento do cliente e desempenho de produto. Junto com BNDES, foram finalistas do Prêmio o Banco Sofisa, o Sicoob, o Banco BV, e o Banco Inter. O júri independente foi formado por especialistas do setor, incluindo o Núcleo de Inovação da ABBC e representantes da academia, imprensa e fintechs.
Conheça os outros finalistas
Além do vencedor, cabe destacar a robustez dos projetos finalistas. O BV, por exemplo, desenvolveu uma ferramenta de score gerado a partir de respostas a um questionário que avalia o comportamento financeiro do consumidor, com o objetivo de trazer informações não captadas por scores tradicionais.
Já o Banco Inter focou em sustentabilidade e inovação ao criar o “Super APP”, um canal facilitador de práticas sustentáveis pelos seus clientes, a fim de desenvolver os caminhos de um ecossistema sustentável.
O Sicoob apresentou um case que visa reforçar o sistema de cibersegurança de seus cooperados. A inovação possui funcionalidades específicas para o uso do aplicativo da IF, que passou a desempenhar funções inibidoras de fraudes financeiras que tanto se destacaram nos últimos anos.
Por sua vez, o Banco Sofisa se destacou pela iniciativa de oferecer linhas de crédito descentralizado da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, empresa pública de fomento à ciência. Nesse projeto, o Sofisa proporciona meios de financiamento a estudos científicos com ofertas de crédito mais vantajosas e menores que de outras modalidades.
O Prêmio IDEIA ABBC 2023 fez parte da programação do evento CONECTA ABBC, que lotou as dependências do Teatro CIEE, com muita informação e debates em torno de assuntos estratégicos como Drex, tokenização da economia, Inteligência Artificial e ESG. O evento também prestigiou o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, reconhecendo-o como a Personalidade do Ano em Inovação no Mercado Financeiro.
Sobre a ABBC – A Associação Brasileira de Bancos (ABBC) é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983, para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios a seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem 118 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, fintechs e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltada para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção de fraudes.