Não se fala de outra coisa na internet a não ser sobre a expectativa de lançamento do filme da Barbie. Estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, o filme tem causado uma verdadeira comoção nas redes, fazendo com que empresas famosas, como a Google, se adaptem para aumentar ainda mais o engajamento do lançamento.
Para ter uma surpresa, basta pesquisar o termo “Barbie” no serviço de buscas. A página ganhará um novo tema cor-de-rosa, e um “efeito mágico da Barbie” piscará por alguns segundos.
É possível ver a brincadeira tanto no PC desktop quando em dispositivos mobile Android/iOS. Além disso, a mesma coisa acontece ao pesquisar por “Margot Robbie” ou “Ryan Gosling“. Confira nosso teste abaixo:
Outra empresa que entrou no hype do novo filme foi oWhatsApp, permitindo que os seus usuários utilizem o aplicativo de uma forma um tanto quanto especial: o Modo Barbie. Por meio dele, é possível que os usuários adequem seus smartphones com temas inspirados na boneca mais famosa do mundo, gerando uma verdadeira experiência cheia de diversão e muito glamour.
Embora o tão esperado filme “Barbie” seja baseado na boneca mais famosa do mundo, a produção live-action, que estreia dia 20 de julho nos cinemas, não está voltada ao público infantil. No Brasil, o filme não tem classificação livre e pode ser visto por crianças acima de 12 anos ou acompanhados dos pais.
O Conar [Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária] indicou o filme para maiores de 12 anos por ter cenas que são consideradas impróprias para crianças menores, como alguns atos violentos e diálogos com teor adulto.
Ao contrário do Google, a personalização do WhatsApp não foi diretamente disponibilizada pela empresa. No entanto, é possível seguir alguns passos que irão permitir que o seu aplicativo de mensagens fique completamente personalizado para a grande estreia do cinema. Assim, o primeiro passo é alterar o papel de parede da conversa para um que seja a cara da Barbie.
Além disso, será possível também ajustar o teclado do aplicativo e inserir ícones que remetam a boneca. Por fim, o ícone do WhatsApp poderá ainda ser modificado pelo logotipo da Barbie ou por uma representação do rosto da boneca.
No entanto, é preciso ressaltar que para mudar o seu aplicativo, será preciso seguir a risca as etapas abaixo. Para isso, será previso instalar um aplicativo específico, disponível para Android. Ademais, os usuários deverão encontrar um papel de parede nas dimensões adequadas, além de uma imagem com o rosto da Barbie ou do logotipo em PNG, ou seja, com o fundo transparente.
Para dar início ao “Modo Barbie” no seu aplicativo, primeiro será necessário mudar o ícone do WhatsApp. Dessa forma, baixe o aplicativo “Nova Launcher” disponibilizado na Google Play Store. Após a instalação, será necessário definir esse aplicativo como padrão, de acordo com as configurações do dispositivo.
Faça o download do logotipo da Barbie em PNG e com fundo transparente. Em seguida, ao abrir o aplicativo “Nova Launcher”, o usuário deverá escolher um tema, que será a interface principal de seu telefone. Para colocar o papel de parede temático nos chats do WhatsApp, será preciso baixar uma foto da Barbie e abrir o aplicativo do mensageiro. Nele, será previso:
Por fim, para alterar o plano de fundo do teclado, será preciso fazer uma pesquisa específica no navegador, buscando por “fundo do teclado da Barbie“. Ao encontrar a imagem desejada, entre no aplicativo do WhatsApp, abra uma conversa e clique na engrenagem para acessar as configurações do teclado.
Dentro da opção de “Tema”, será preciso:
A estratégia de Marketing de Barbie
Trailers, álbum com grandes nomes da música internacional, turnê com atores, figurinos clássicos e várias outras estratégias foram usadas ao longo da divulgação do filme, o que, segundo Jennifer de Paula, segue bases importantes do Marketing.
“Uma das principais características que podemos observar é o apego à marca, a cor rosa, a fonte utilizada, todos os detalhes caminham em concordância com a marca ‘Barbie’, isso é algo que muitas empresas não fazem, não têm um branding bem definido, o que faz com que uma estratégia destoe e acabe não atingindo corretamente o público-alvo”.
Fan Service – No mundo do entretenimento existe um termo chamado “fan service”, que significa “dar aquilo que os fãs querem”, isso tem sido amplamente utilizado pelo filme e reforça um importante ponto do Marketing, conhecer bem seu público-alvo. “Tanto para o desenvolvimento do produto, quanto para o desenho de toda a estratégia de Marketing para o seu lançamento, é fundamental entender para quem você vai falar” explica Jennifer de Paula.
Co-branding – Outra característica percebida na estratégia do filme são parcerias com outras empresas, o que ajudou a potencializar o alcance do filme e gerar uma aproximação com o cliente. Cinemas, redes de fast-food, marcas de roupas, entre outras contribuíram para a estratégia de co-branding.
“O co-branding é uma estratégia de marketing onde duas ou mais marcas se unem para criar uma parceria colaborativa, nesse tipo de ação, as marcas compartilham recursos, expertise e reputação para desenvolver um produto, serviço ou campanha conjunta. O co-branding permite aproveitar a sinergia entre as marcas envolvidas, buscando benefícios mútuos, como expansão de mercado, aumento da visibilidade, fortalecimento da imagem de marca e atração de novos clientes”, explica Jennifer de Paula.
Marketing de relacionamento – A marca “Barbie” é um ótimo exemplo de um excelente trabalho de Marketing de relacionamento, gerando produtos não apenas para crianças, como o próprio filme, que se conecta com clientes de longa data da marca.
“O Marketing de relacionamento também oferece vantagens competitivas, pois os clientes satisfeitos tendem a recomendar a marca a outros, aumentando o alcance e a reputação. Além disso, o conhecimento do cliente permite a personalização de ofertas e a identificação de oportunidades”, pontua Jennifer de Paula.