Azevêdo apresenta Atlas Solarimétrico 
7 de fevereiro de 2024
Redação

O governador João Azevêdo participou, nesta segunda-feira (27), no auditório do Sebrae, em João Pessoa, da apresentação do Atlas Solarimétrico da Paraíba, uma ferramenta interativa que identifica as regiões mais promissoras da fonte de energia solar, por meio de busca e seleção no mapa georreferenciado e permite simulações de sistemas fotovoltaicos a partir de qualquer local de interesse selecionado. O investimento total no projeto foi de R$ 1,2 milhão com recursos próprios do estado.

A iniciativa visa auxiliar investidores, consultores, pesquisadores e profissionais da área no desenvolvimento de estudos e empreendimentos com base na fonte solar, e contribuir para consolidar a inserção da Paraíba nos cenários nacional e internacional de investimentos no setor fotovoltaico.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou o trabalho do governo para lançar o Atlas Solarimétrico e garantir a atração de novos investimentos no setor. “As informações disponibilizadas no Atlas irão permitir que qualquer empresa do mundo possa simular projetos na Paraíba, sem custo de deslocamento e, além disso, a ferramenta apresenta toda a potencialidade do estado na geração de energia solar. Nós sabemos da vocação do Nordeste para a energia renovável que irá servir de base para o hidrogênio verde, o combustível do futuro, e a Paraíba se prepara cada vez mais a estar entre os estados que mudarão o perfil econômico da região”, frisou. 

O secretário de estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, destacou que o Atlas irá auxiliar na consolidação de investimentos nacionais e internacionais. “O Atlas auxilia na exploração do nosso potencial de geração de energia limpa. Nós já temos o mapa eólico e, graças ao empenho do governador, que também preside o Consórcio Nordeste, temos avançado no segmento. O esforço do governador também busca viabilizar investimentos de R$ 140 bilhões na região com a prorrogação dos projetos já outorgados”, declarou. 

O secretário executivo da Energia, Robson Barbosa, destacou a importância da iniciativa do governo para ampliar os investimentos no setor das energias limpas. “Essa é uma ferramenta muito importante para investidores, universidades e centros de pesquisa porque o Atlas Solarimétrico mapeia com toda a precisão as áreas mais promissoras para projetos de energia solar fotovoltaica. A ferramenta também mostra as áreas de preservação ambiental, relevo, clima, infraestrutura de transmissão, se constituindo como uma iniciativa fundamental para ajudar a consolidar e atrair investimentos”, comentou. 

O Atlas foi elaborado pelo Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI) e desenvolvido a partir do modelo de transferência radiativa Brasil-SR, com a utilização de imagens de satélites e dados meteorológicos de 24 estações solarimétricas em superfície. Por ele, também é possível consultar a infraestrutura disponível de subestações e linhas de transmissão, características de relevo, áreas de proteção ambiental, e outras informações, a fim de que seja conhecido o potencial energético viável dos pontos de vista técnico, econômico e socioambiental. O atlas está disponível no Portal do Governo, na página da Seirh: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-infraestrutura-e-dos-recursos-hidricos.

O coordenador do projeto do Centro de Gestão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CGPDI), Ênio Pereira, evidenciou que o Atlas confirma o Sertão como a região que tem o maior nível de radiação do estado. “O Atlas mostra que a Paraíba é uma área promissora de geração de energia solar. Nós utilizamos tecnologia avançada, comparada com a melhor tecnologia de mapeamentos do mundo para a produção do material que é fundamental para o desenvolvimento de projetos”, pontuou. 

O presidente da Associação Brasileira de Energia Solar, Rodrigo Sauaia, afirmou que a iniciativa privada passa a ter informações estratégicas para investir no estado. “O interior da Paraíba tem um potencial excepcional e está entre os melhores do Brasil. Essa é uma nova oportunidade de desenvolvimento para o estado, que traz segurança, conhecimento, informação e demonstra o interesse do governo de construir caminhos com as empresas”, falou. 

O vice-governador Lucas Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; o deputado estadual João Gonçalves; o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; os vereadores da Capital, Zezinho do Botafogo e Durval Ferreira; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Rafaela Camaraense (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Sargento Dênis (secretário executivo do Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Cristiana Almeida (secretária executiva da Mulher e Diversidade Humana) estiveram presentes à solenidade.

Compartilhe: