A amamentação é um dos momentos mais importantes para fortalecer os laços entre mãe e filho, gerando bem-estar para ambos. Para o bebê, os ganhos para a saúde vão desde a nutrição até o desenvolvimento emocional e cognitivo. No caso da mãe, amamentar auxilia na recuperação do corpo no pós-parto e também contribui para a saúde mental.
Neste mês, a Campanha Agosto Dourado reforça a importância da amamentação, sobretudo nos primeiros meses de vida. “O leite materno possui todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunológico”, explicou a pediatra Kátia Laureano, coordenadora médica neonatal da maternidade da Unimed João Pessoa, que fica no Hospital Alberto Urquiza Wanderley. De acordo com ela, o alimento possui fácil digestão, protege contra a diarreia, estimula o desenvolvimento do sistema nervoso e previne doenças a longo prazo como asma, obesidade, diabetes, otite e alergias, entre outras.
Passado o primeiro semestre, caso a mãe tenha condições de amamentar, a pediatra recomenda que o leite materno seja ofertado à criança até os dois anos de idade, juntamente com outros alimentos saudáveis, na fase da introdução alimentar.
Enquanto o bebê se nutre e se desenvolve com a amamentação, a mãe recebe os benefícios para a saúde física e mental. Kátia Laureano informou que, ao amamentar, a mulher reduz os riscos de hemorragia e depressão pós-parto, perde peso mais rápido e ainda diminui os riscos de infecção urinária e anemia. Outro benefício apontado pela pediatra é a diminuição da chance de desenvolver doenças no futuro como câncer de mama, de ovários e do colo do útero, além de diabetes e hipertensão.
APOIO ÀS MÃES
No Hospital Alberto Urquiza Wanderley, são realizadas ações permanentes para incentivar a amamentação e apoiar as gestantes e puérperas. No local, funciona um Posto de Coleta de Leite Humano, que atende tanto as mães que dão à luz na maternidade da Unimed JP quanto as mulheres da comunidade que tenham leite excedente e queiram doar.
Para fazer a doação, é preciso que a mulher esteja bem de saúde e sem utilizar medicamentos que interfiram na amamentação. A coleta pode ser feita no posto ou em domicílio, mediante agendamento pelos números 2106-0393 e 2106-0352.
Outra iniciativa aberta à comunidade é o Disque Amamentação, um canal para as mães esclarecerem dúvidas ou receberem orientações de profissionais qualificados sobre aleitamento materno. O serviço funciona 24 horas e está disponível nos números 2106-0393, para ligações das 7h às 19h; e 2106-0352, para ligações das 19h às 7h.
INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO
Dentro da programação da Unimed João Pessoa para celebrar o Agosto Dourado, no próximo dia 30, das 9h ao meio-dia, será realizado um encontro no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley. A organização é do Mãe e Bebê, um dos programas de educação em saúde da Cooperativa.
A programação inclui uma palestra com o mastologista Alírio Virgolino Nóbrega Júnior, uma dinâmica com a psicóloga Abigail Soares e sorteio de brindes. As vagas são exclusivas para clientes e as inscrições estão abertas no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/viver-melhor/agenda).
BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO
Para o bebê:
Para a mãe: