Acidentes de moto viram epidemia na Paraíba
3 de maio de 2023
Redação

Durante o feriadão do Dia do Trabalho, foram realizados pelos Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande 203 atendimentos por acidentes de motos. Na soma de todos os atendimentos, mais de 300 foram considerados de urgência, incluindo o que chegaram no Hospital Ruy Carneiro, em Pombal. 

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o feriado prolongado 901 atendimentos. Desse total, 278 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde registrou 92 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, 22 de emergências e 92 eletivas. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h da sexta-feira (28) até às 23h59 da segunda-feira (1º).


Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 177 casos, seguidas por acidentes de moto (129) e corpo estranho (84). Outros casos registrados na unidade de saúde foram trauma (29), agressão física (18), acidente de bicicleta (12), atropelamento (12), arma branca (quatro), acidente de automóvel (três), arma de fogo (três), choque (três), queimadura (três) e afogamento (um). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (36) e Acidente Vascular (12).

Campina Grande – O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou 709 atendimentos durante o feriado do Dia do Trabalhador. Nesse período, a unidade de saúde realizou 80 procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência.
 
O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h do sábado (29) até às 23h59 dessa segunda-feira (1º).
 
Coincidentemente, os plantões do domingo e segunda registraram a mesma quantidade de entradas, com 241 pessoas em cada dia. No sábado, dia de menor movimento do feriadão, outras 227 pessoas foram atendidas. 
 
De acordo com a assessoria de imprensa do Hospital de Trauma de Campina Grande, dos 709 atendimentos, 74 foram vítimas de acidentes de moto. Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram acidente de automóvel (16), agressão física (12), vítimas de projéteis de arma de fogo (duas), arma branca (duas), atropelamentos (três) e acidentes com bicicleta (uma). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

Pombal – O Hospital Regional “Senador Rui Carneiro” registrou o atendimento de 295 pessoas durante o feriado do dia do trabalhador. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir das 12h da sexta-feira (28) até a meia-noite dessa segunda-feira (01).

A unidade realizou 27 procedimentos cirúrgicos, sendo 19 cirurgias.
No total, foram 140 atendimentos de urgência, 128 atendimentos em observação. O plantão de sexta-feira (28) registrou uma vítima de acidente de trabalho. Já o sábado (29), foi o dia de maior movimento do feriado prolongado, com uma vítima de picada de animal peçonhento, uma vítima de acidente de trabalho, uma vítima de fratura exposta, uma vítima de acidente por capotamento, uma vítima de acidente de moto e duas vítimas de arma branca.

Durante o feriadão, o hospital concedeu 34 altas médicas e segue nesta terça-feira (02) com 29 pacientes internos, nos setores da Clínica Médica, Clinica Cirúrgica, Pediatria, Maternidade, UTI e Área vermelha.

Compartilhe: