O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, vai realizar a segunda edição da Game Jam, uma maratona de criação de jogos durante evento do Acampamento Inclusivo, lançado nessa quinta-feira (30). O evento, que vai acontecer nos próximos dias 13, 14 e 15, na Aldeia Alto do Tambá, na Baía da Traição, é uma colaboração entre a Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid); o Governo da Paraíba; a Secretaria de Educação da Baía da Traição, e apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
O Acampamento Inclusivo tem como objetivo ser um espaço de diálogo e intercâmbio, reunindo uma diversidade de participantes, desde especialistas em tecnologia até representantes de povos indígenas. Além de estudantes das redes públicas e privadas, instituições governamentais e a população em geral.
A maratona de criação de games será realizada de forma presencial e remota, trabalhando o tema “Como projetar a cultura indígena para fora”. Pode participar qualquer pessoa com conhecimento básico, avançado ou intermediário em jogos – qualquer pessoa que goste de jogos, trabalhe com o tema ou tenha habilidade em arte, design ou programação. As inscrições podem ser feitas pelo formulário neste LINK , até o próximo dia 12. Para a participação presencial, é necessário que o participante tenha 18 anos ou mais.
A pauta da Game Jam para a criação dos jogos será ligada à cultura indígena, como uma maneira de projetar a linguagem, a história, o patrimônio, a relação com a natureza, a geografia dos povos nativos da região. A ideia é que os povos locais participem ativamente da Game Jam para a criação dos jogos.
“A Game Jam foi feita pela primeira vez na Expotec”, lembra a secretária executiva de Inovação, Elis Regina. “Esta segunda vez, na aldeia, é mais inovador e inclusivo. Você vai trazer os meninos para uma competição para, no final, trazer uma solução gameficada para um problema. Se na Expotec a gente tinha alunos de graduação e já foi impressionante, a expectativa da secretaria agora é a melhor possível”.
“A cultura gamer é algo muito forte na Paraíba, mas não tinha tanta visibilidade ou participação do poder público”, diz a assessora técnica de inovação da Secties, Luiza Iolanda Cortez.
Serão selecionados 25 participantes para estarem presentes de forma presencial e os demais de forma remota. Eles participarão de uma mentoria, de 9 a 11 de dezembro, para prepará-los, antes do evento em si, em uma parceria com a Associação Paraibana de Games. “Eles receberão essa orientação e estarão livres para criar os jogos a partir dos descritores que daremos, mas que necessariamente projetam a cultura indígena”, diz Iolanda Cortez.
As mentorias vão instruir previamente os participantes nos temas: gestão e processos criativos; gestão de tempo por projeto na game jam; design thinking e processos criativos; game design; programação e ferramentas; introdução aos algoritmos e lógica de programação; constructo, arte e design; pixel art; animação tradicional e cut-out; introdução ao Blender (programa de computador para modelagem 3D).
Os participantes presenciais ficarão acampados durante os três dias do Acampamento Inclusivo em processo de imersão. Os 25 participantes serão divididos em cinco grupos de cinco, mas integrantes de uma equipe podem colaborar com outra. A ideia é ser colaborativo para que, no fim, todos os grupos sejam capazes de entregar uma versão demo de seu game.
Os jogos por eles desenvolvidos podem estar dentro de um ou mais dos quaisquer espectros e estilos de jogo: game web, game mobile, board game (jogo de tabuleiro), game educativo, entre outros. Após a abertura, no dia 13, os participantes terão 48 horas para desenvolver seus trabalhos, podendo contar com o apoio dos mentores, que estarão presentes para tirar dúvidas.
No dia 15, será realizada a apresentação dos jogos desenvolvidos pelas equipes. Os vencedores nas categorias de originalidade, relevância, jogabilidade, arte, narrativa e melhor jogo receberão uma mentoria para pós-produção.