O mercado livre de energia segue em ritmo acelerado de crescimento. Se por um lado o número de agentes está aumentando, por outro também temos o avanço do número de varejistas e representados. Na iminente abertura do mercado para os consumidores do grupo A, ligados na alta tensão, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE alcança a marca de 100 empresas habilitadas como varejistas.
Em 2023, as cargas representadas pelos varejistas registraram consumo de 290,8 MW médios, variação de 50% em relação ao ano passado. Há cinco anos, a Câmara de Comercialização contava com apenas nove perfis habilitados que somavam apenas 12,17 MW médios de consumo.
Vale lembrar que, de acordo com a Portaria nº 50/2022, todos os consumidores com demanda abaixo de 0,5 MW só podem migrar para o mercado livre sob representação dos varejistas, que atuarão como facilitadores das negociações para estas unidades consumidoras.
Acompanhe os varejistas habilitados para operar no mercado no portalCCEE. No menu “A CCEE”, acesse a seção “nossos associados”. No gráfico interativo de “Todos os Associados”, selecione a opção “SIM” no filtro “Varejista” para visualizar a lista completa e atualizada diariamente.
Sobre a CCEE
A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.