Navio veleiro Cisne Branco atraca no Porto de Cabedelo
16 de setembro de 2023
Redação

O navio veleiro Cisne Branco da Marinha do Brasil atracou hoje, por volta do meio-dia no Porto de Cabedelo. Neste domingo à tarde abre pra viditação pública.

NVe Cisne Branco (U-20) é um  navio veleiro da Marinha do Brasil, que exerce funções diplomáticas em de relações-públicas. A sua missão é a de representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais,divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. Ocasionalmente é utilizado como navio escola .

O seu projeto inspirou-se no dos clippers construído no final do século XIX.

A embarcação foi encomendada pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasília. Foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdã, no tempo recorde de um ano e três meses, teve a quilha batida em 9 de novembro de 1998 e sendo lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da Armada de Pedro Álvares Cabral .

É a terceira embarcação e o segundo veleiro a ostentar esse nome na Armada Brasileira,em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio.

Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), tendo participado de todas as celebrações na costa brasileira.

Cisne Branco tem uma embarcação irmã, construída ao mesmo tempo: o Stad Amsterdam, que ostenta a bandeira dos Países Baixos também lançado ao mar no ano de 2000.

O primeiro Cisne Branco foi um veleiro de 79 pés de comprimento, em madeira. Com dois mastros, era tripulado por vinte homens. Realizou apenas uma viagem de instrução com Guardas-Marinha, em 1979.

O segundo Cisne Branco foi um veleiro de 83 pés de comprimento, em alumínio . Realizou viagens de instrução com Guardas-Marinha, entre 1980 e 1986, quando passou à Escola Naval Instalada na Ilha de Villegagnon, no Rio de Janeiro para servir como veleiro de instrução, até ao seu descomissionamento, no ano seguinte.

Compartilhe: