A pesquisa “The State of AI in Accounting – 2024”, realizada pela Karbon, revelou diversos impactos da adoção da Inteligência Artificial (IA) no setor contábil. No total, foram entrevistados 595 profissionais de contabilidade de seis continentes, com 71% das respostas apontando expectativas de transformações significativas no setor.
O estudo fornece uma visão abrangente das percepções e adoção da IA na contabilidade e uma das principais mudanças é o foco do trabalho dos contadores, que passarão a dedicar mais tempo a tarefas estratégicas e consultivas.
Esta transformação implica uma necessidade crescente de habilidades em áreas como análise de dados, inteligência de negócios e consultoria estratégica. Além disso, a pesquisa destacou um descompasso entre o entusiasmo pela IA e o investimento em treinamento: 82% dos entrevistados estão animados com a IA, mas apenas 25% estão investindo ativamente em treinamento de IA para suas equipes.
Por enquanto, a pesquisa revela que a IA está sendo utilizada para otimizar a comunicação, com 59% dos contadores aplicando a tecnologia na composição de e-mails e ajuste de tom de escrita, refletindo uma abordagem prática no cotidiano dos profissionais. Porém, as ferramentas de IA são aliadas para pontos de partidas em análise de dados, identificação de tendências, produção de relatórios contábeis, entre outros.
Segundo o CEO da HubCount, empresa de tecnologia contábil do Grupo Stone, e especialista em IA para contabilidade, Gabriel Capano, de agora em diante, os profissionais vão poder produzir em maior escala e, como consequência, aumentar seus ganhos. “A inteligência artificial vai potencializar ainda mais profissionais que trabalham com dados, permitindo que eles performem melhor e consigam extrair ainda mais informação, mais rapidamente dos dados analisados.”.
Inteligência Artificial Generativa – No Brasil, existem algumas IAs Generativas disponíveis para confecção de textos, análise dos dados e formulação de relatórios, como CHAT GPT, da Open AI, e o Bing da Microsoft. Mas em Setembro de 2023, a HubCount lançou o ‘HubCount BI’, a primeira ferramenta de Business Intelligence para análise de dados que já possui inteligência artificial desenvolvida dentro da plataforma.
A solução facilita para os escritórios contábeis a questão da ausência de investimento em treinamentos de IA, já que não exige uma experiência prévia com o recurso. “A ideia era facilitar ainda mais esse processo. Com um clique, a ferramenta levanta insights e gera análises sobre todos os dados das empresas dos clientes, sem precisar dar um comando específico para uma IA ou anexar algum arquivo.” explica Gabriel Capano.
Mercado de trabalho – Outro fator importante levantado na pesquisa é que IA já é reconhecida como uma vantagem competitiva por 67% dos participantes, destacando seu papel estratégico nas empresas de contabilidade modernas e evidenciando a redefinição dos papéis dos contadores pela IA. Cerca de 58% dos profissionais não temem ser substituídos em seus empregos, com uma crescente consciência de que a tecnologia transforma responsabilidades, permitindo que os contadores se concentrem em tarefas estratégicas e consultivas.
O CEO da HubCount é otimista em relação ao crescimento e desenvolvimento profissional do setor. “Teremos menos assistentes e mais analistas. A ideia é que as empresas possam produzir mais, rentabilizar mais, fornecer serviços de maior valor e se destacar no mercado”, conclui.
HubCount
A HubCount é uma empresa inovadora no mercado contábil, que oferece soluções de tecnologia avançada para otimizar processos de controle contábil, fiscal e DP. Em setembro de 2023, lançou o ‘HubCount BI’, a primeira ferramenta de Business Intelligence com IA para o setor contábil, que produz análises e relatórios automáticos e escritos gerados pela IA Generativa existente na própria solução.
Desde que nasceu, em 2018, a HubCount teve uma ascensão muito rápida no mercado e hoje faz parte do Grupo Stone Co, impulsionando a transformação digital no setor contábil.