7 em cada 10 MPEs têm perfis nas redes
7 de fevereiro de 2024
Redação

Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, a plataforma mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). LinkedIn (6%); TikTok (3%); Youtube e X (antigo Twitter), com 2%; e Kwai (1%) completam a lista.

O setor de Beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença em redes sociais.

“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Nosso esforço tem sido de contribuir para que os donos de micro e pequenas empresas consigam digitalizar seu negócio, ampliando as possibilidades de mercado”, acrescenta.

De acordo com a pesquisa, o catálogo de produtos e o “Fale Conosco” – canal para contato com a empresa – são os serviços mais disponibilizados nas páginas dos pequenos negócios. Em muitas muitos desses perfis é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).

Confira os números da pesquisa

•     73% dos PN usam algum tipo de perfil/página nas redes sociais

•     Redes sociais onde a empresa tem um perfil / página

– Instagram – 64%

– Facebook – 41%

– Site próprio – 10%

– Linkedin – 6%

– Tik Tok – 3%

– Youtube – 2%

– Twitter – 2%

– Kwai – 1%

•     Serviços mais disponibilizados nos perfis e páginas das empresas

–  Catálogo de produtos / serviços – 50%

–  Fale conosco – 50%

–  Espaço para reclamação e sugestão – 40%

– Preços dos produtos / serviços – 36%

– Reservas e/ou vendas on line – 34%

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