De objetos de decoração à literatura de cordel, produtos alimentícios orgânicos e moda autoral. Esses são alguns dos produtos que os visitantes encontram na Feira Internacional de Negócios Criativos e Colaborativos (FINCC), que começou nesta sexta-feira (6) e segue até domingo (8). A abertura do evento contou com um desfile de moda com peças em renda renascença, algodão colorido e crochê e ainda com uma apresentação dos brincantes Urso Amigo Batucada.
Considerada como uma área ampla para empreender, trabalhar com economia criativa vai além de produzir peças à mão. Muitos empreendedores têm usado suas habilidades para criar negócios em tecnologia, como a criação de games e produtos em audiovisual. Para o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, investir em empreendedores que trabalham com economia criativa é olhar para um futuro de oportunidades. “Você envolve aqui na feira design, arquitetura, tecnologia. Ou seja, cultura popular, consumando tudo isso em negócios. Vamos transformar tudo isso em empreendimentos que são negócios sustentáveis. É uma economia que inclui as pessoas”, destacou.
Uma das responsáveis pela organização da FINCC e gestora de Turismo e de Economia Criativa do Sebrae/PB, Regina Amorim falou sobre a evolução dos expositores e novidades desta 6ª edição. “Estamos aqui em mais um momento do presencial, depois de quatro edições digitais, trazendo muita inovação dentro de um perfil que o consumidor final de hoje compra. Ele quer um produto com qualidade, com diferencial no mercado. Isso em todos os sentidos, desde a gastronomia, à moda, games, que é uma novidade deste ano”, acrescentou a gestora.
Representando a Prefeitura de João Pessoa, a secretária de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Vaulene Rodrigues, falou sobre a importância de iniciativas como a FINCC para estimular o empreendedorismo na capital. “As pessoas que querem empreender pensam numa perspectiva de crescer e expandir o seu negócio. Eventos como esse, realizados pelo Sebrae, estão dentro dessa perspectiva de desenvolvimento e de negócios colaborativos e criativos, que têm muitas oportunidades”, reforçou.
Ainda estiveram presentes na abertura da FINCC o membro do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Alexandre Moura, o gestor da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena e a gestora do Programa de Apoio ao Artesanato Paraibano, Marielza Rodriguez.
Outras atividades – Além da exposição de diversos produtos e serviços em 100 estandes, contemplando 400 empreendedores, o público que for à Feira poderá ainda participar de oficinas e palestras gratuitas em diversas áreas. Entre as atividades estão oficinas de gastronomia, onde o público poderá aprender a fazer pratos com ingredientes regionais. As aulas são realizadas numa parceria do Sebrae com a Faculdade Internacional da Paraíba e empreendedores autônomos.