Não é novidade o movimento D2C, as indústrias se conectando diretamente com o consumidor. O estudo Global Consumer Insights Pulse Survey – Brasil, da PwC, divulgado durante o Latam Retail Show 2023, trouxe uma nova perspectiva: qual é a visão do cliente final quanto à aproximação? A verdade é que eles estão evitando os intermediários tradicionais e os marketplaces, preferindo adquirir produtos diretamente das próprias marcas.
De acordo com o estudo, 62% dos brasileiros já afirmaram ter feito compras diretamente nos sites das empresas (em comparação com 63% globalmente), e há uma expectativa de crescimento contínuo nessa parcela de consumidores. Além disso, 35% dos entrevistados revelaram que estão considerando essa opção, mesmo que ainda não tenham realizado compras diretas com as marcas (em comparação com 29% globalmente).
Para o público brasileiro, os benefícios são: a autenticidade dos produtos (62%), a variedade de opções (44%), preços competitivos (53%) e a disponibilidade de estoque (41%).
Para surfar nessa onda, quase um quarto (24%) das empresas adicionaram um canal direto ao cliente (D2C) em 2023, de acordo com a Harvard Business Review. Um exemplo é a Tesla, que contorna as concessionárias norte-americanas, e vende direto para o consumidor final. E como fica a comunicação em meio a tudo isso? Quais são os melhores canais? Qual é a estratégia para grandes marcas se conectarem com o consumidor brasileiro (afinal, o Brasil abriga muitos Brasis).