Cada vez mais conectadas, crianças e adolescentes circulam por ambientes digitais sem que pais e responsáveis consigam acompanhar de perto o que acontece nessas plataformas. É nesse cenário que o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio) e o Redes Cordiais, com o apoio de Meta, TikTok, Google e YouTube, lançam o curso on-line e gratuito “Redes de Proteção: Como Proteger Crianças e Adolescentes na Internet?”, voltado a pais, responsáveis e comunidade escolar, com ferramentas práticas de mediação e proteção digital. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 4 de novembro, neste link.
A iniciativa chega acompanhada do relatório inédito “Redes de Proteção: Desafios e práticas na mediação digital de crianças e adolescentes”, que será lançado no fim do mês de outubro. O levantamento, conduzido pelo Redes Cordiais e ITS Rio, ouviu mais de 300 famílias e constatou que 60% dos responsáveis têm dificuldade em acompanhar a vida digital dos filhos. A pesquisa também mostra as desigualdades no acesso à mediação digital e aponta que muitos pais e mães desconhecem os riscos sociais de jogos online, como Free Fire, e plataformas como Discord.

O curso “Redes de Proteção” combina aulas em tempo real e gravadas sobre educação, psicologia, direitos digitais e estratégias de mediação parental, ou seja, ferramentas e estratégias usadas para acompanhamento e gerenciamento por parte dos responsáveis para garantir um uso seguro e consciente das tecnologias por crianças e adolescentes. Além de especialistas, representantes do Instagram, Facebook, TikTok, Google e YouTube vão orientar pais sobre como configurar o uso das plataformas pelos jovens, como, por exemplo, o controle de quem pode mandar mensagem a eles, limite de uso, filtro de conteúdos inadequados e acompanhamento de atividades digitais dos filhos. Além disso, a formação reúne especialistas de referência nacional e influenciadores reconhecidos pelo diálogo direto com famílias. Haverá também uma roda de conversa para estimular a troca de experiências e a construção coletiva de soluções para o cotidiano.
Entre eles estão a jurista Chiara de Teffé, especialista em Direito Digital e membro da Comissão de Proteção de Dados da OAB/RJ; e a psicóloga Karen Scavacini, pioneira na prevenção ao suicídio e CEO do Instituto Vita Alere. Também participam a médica pediatra Renata Coutinho, com experiência clínica no acompanhamento de crianças e adolescentes, e nomes ligados à produção de conteúdo digital, como Monica Romeiro, criadora do canal “Almanaque dos Pais”, com mais de 2 milhões de inscritos, Eduarda Duarte (Dudi), que lidera uma comunidade feminina com mais de 10 mil jovens no Discord, e Sophie Costa, estudante de 14 anos e diretora do Programa da Imprensa Jovem.
“Nos últimos anos, o ambiente digital se tornou parte indissociável da vida de crianças e adolescentes, mas os adultos que os cercam ainda enfrentam muitas barreiras para atuar de forma efetiva nesse universo. Com esse curso, queremos oferecer conhecimento, ferramentas práticas e acolhimento para que pais, mães e responsáveis possam se sentir mais seguros na mediação digital. Não se trata de proibir, mas de construir relações de confiança e diálogo para que a internet seja um espaço de desenvolvimento saudável e protegido”, destaca Clara Becker, diretora executiva das Redes Cordiais.
Para a diretora do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), Celina Bottino, o curso reforça que a educação digital é fundamental para crianças e adolescentes. “Proteger os jovens no ambiente digital exige um esforço coletivo entre famílias, sociedade civil, setor privado e poder público. A parceria com Redes Cordiais e com empresas de tecnologia mostra que é possível transformar o cuidado online em uma responsabilidade compartilhada, criando condições para que eles explorem a internet de forma segura, crítica e saudável”, finaliza Bottino.
Sobre o ITS Rio
O Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) é uma organização independente sem fins lucrativos que analisa as dimensões jurídica, social, econômica e cultural da tecnologia e defende políticas públicas e práticas privadas que protegem a privacidade, a liberdade de expressão e o acesso ao conhecimento. O Instituto também oferece métodos inovadores de educação, treinamento e oportunidades para indivíduos e instituições, permitindo compreender as promessas e os desafios das novas tecnologias. Por fim, o ITS Rio visa fortalecer as vozes do Brasil, da América Latina e do Sul global nos debates internacionais sobre tecnologia, Internet e sua regulamentação.
Sobre o Redes Cordiais – Criado em 2018, o Redes Cordiais tem a missão de construir um ambiente digital mais saudável e confiável, estimulando comunidades comprometidas com diálogos democráticos em uma internet livre. A iniciativa aposta na educação midiática e nas habilidades necessárias para lidar de forma crítica e responsável com diferentes mídias, do jornal impresso aos aplicativos digitais, sempre valorizando o jornalismo de qualidade, o diálogo e a tolerância. Em sete anos de atuação, o projeto já engajou mais de 300 influenciadores, que somam 140 milhões de seguidores, publicou guias e e-books sobre desinformação e segurança digital e treinou milhares de jornalistas em temas como IA e saúde mental. O reconhecimento internacional veio com a citação no mapa da Unesco sobre educação midiática, que destacou o Redes Cordiais como uma das principais iniciativas brasileiras na área. Saiba mais em: www.redescordiais.org.br