60% dos brasileiros vão comprar na Black Friday
5 de outubro de 2023
Redação

A última sexta-feira do mês de novembro é uma das datas mais esperadas
no varejo brasileiro. A Black Friday, que em 2023 acontecerá em 24 de novembro,
oferece grandes descontos em produtos e serviços dos mais diversos segmentos.
O estudo “A Black além da Black”, realizado pela MindMiners em parceria
com a Spark, mostra as principais tendências para a data, considerando o impacto
do marketing de influência e a jornada do consumidor durante o evento.


A pesquisa contou com 2.000 respondentes de todo o Brasil que afirmaram
ter conhecimento sobre a data comercial. “Não podemos falar sobre Black Friday
sem antes conhecer o público. E é justamente com o objetivo de compreender
melhor quem é o comprador na Black Friday, o que ele espera, o que pensa e
como é sua relação com influenciadores que realizamos o estudo”, explica a Flávia
Rodrigues, Especialista em Insights da MindMiners.

Segundo ressalta Flávia, a maioria dos dos entrevistados desta pesquisa se
revelou como consumidor da Black Friday. “O estudo detectou que 86% dos
consumidores têm o hábito de fazer compras durante esse período, e 6 em cada 10
pessoas já têm certeza de que realizarão suas compras este ano. Além disso,
metade dos respondentes disseram que, mesmo quando afirmam que não
comprarão na Black Friday, acabam cedendo aos impulsos e adquirindo algum
produto ou outro”.


Quais são os produtos mais vendidos na Black Friday?


O estudo “Black além da Black” levantou quais são as top 5 categorias de
produtos que os consumidores costumam adquirir na data.

São eles:
● Equipamentos eletrônicos (58%)
● Vestuário e acessórios (56%)
● Eletrodomésticos (43%)
● Beleza e cuidados pessoais (40%)
● Livros (31%).

Papel dos influenciadores na Black Friday


Segundo a pesquisa, 64% das pessoas que seguem influenciadores
depositam um alto nível de confiança neles, e 73% sempre procura investigar mais
sobre produtos ou marcas depois que são recomendados por um influenciador. “A
partir desses dados, o principal questionamento é: como as marcas podem
aproveitar esse sentimento para estabelecer conexões mais dinâmicas e gerar mais
engajamento durante a Black Friday?”, pontua Flávia.


Descontos e cashback


O levantamento mostra que 8 em cada 10 respondentes afirmam gostar de
pagamentos que oferecem cashback e acreditam que isso deveria ser aplicado de
forma mais ampla pelas lojas que participam da Black Friday.


“Cashback e recompensas são mecanismos que atraem os consumidores. As
pessoas se sentem mais comprometidas quando existe uma relação de troca com o
serviço que estão usando. No MeSeems, plataforma de recompensas e painel de
respondentes da MindMiners, temos um marketplace com 150 lojas online,
oferecendo até 10 pontos por real gasto.

A pessoa também pode interagir naplataforma e consumir conteúdos sobre produtos e serviços. Então, além dela fazerisso sendo remunerada nas pesquisas, pode pedir sugestões ou indicar alguma experiência de consumo que teve com marcas de todo o Brasil”, explica Fabiane.

Em relação aos descontos, 76% geralmente realizam uma pesquisa antes
para identificar quais delas estão com as ofertas mais atrativas durante a Black
Friday.


A pesquisa traz um panorama completo, com outros dados como:
● 85% das pessoas compram presentes para si mesmas;
● 32% já está planejando os produtos que quer comprar na Black Friday;
● 74% afirmam que a Black Friday deveria durar mais tempo;
● 56% gostam de aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal
e Ano Novo;
● 45% prefere comprar em lojas online.


“Entre os insights que obtivemos, talvez o mais importante seja sobre quais
são os principais desafios das marcas em compreender as prioridades dos clientes
e se tornarem referência para eles antes mesmo da data comercial. É um trabalho
contínuo, que deve ser baseado em dados sobre o comportamento e preferências
desses consumidores”, conclui Flávia.

Compartilhe: