Com objetivo de identificar o grau de importância do parcelamento de compras com cartão nas vendas de micro e pequenos empreendedores brasileiros, a SumUp, empresa global de tecnologia e soluções financeiras, desenvolveu uma pesquisa exclusiva, realizada entre os dias 7 e 11 de novembro de 2023, na qual ouviu 1.884 clientes de todas as regiões do País.
Na pesquisa, 54% dos empreendedores afirmaram que vender parcelado é importante para os seus negócios – dentre esses, 35% ressaltaram que a modalidade é muito importante. Por outro lado, apenas 19% consideraram esse tipo de pagamento nada relevante para seus comércios.
“Os dados do levantamento mostram como as compras parceladas são importantes para a economia brasileira como um todo, pois contribuem para as vendas dos micro e pequenos negócios e democratizam o acesso ao consumo de bens ou serviços mais caros, como, por exemplo, viagens aéreas ou eletroeletrônicos”, afirma Evelyn Bueno, Diretora Jurídica da SumUp para a América Latina.
A executiva relembra que as entidades que defendem o fim do parcelamento sem juros justificam a mudança por conta dos altos juros do crédito rotativo da população, aplicáveis quando o titular do cartão deixa de pagar a fatura. “Esse argumento não é justo e nem real. A falta de concorrência no setor financeiro e de educação financeira são a razão para os altos juros que levam ao endividamento. Dificultar ainda mais o acesso ao crédito e diminuir o poder de compra desses consumidores não é a melhor resposta, nem para quem compra, muito menos para quem vende.”
A pesquisa também aponta que 35% dos negócios costumam dividir o pagamento entre três e cinco vezes. Enquanto isso, 29% parcelam mais frequentemente em duas vezes e 13% entre seis e 12 vezes. Apenas 23% dos entrevistados afirmam não receber compras parceladas.
Ainda de acordo com o estudo, os empreendedores do Sudeste e Nordeste são os que mais consideram o parcelamento relevante para suas vendas. Em ambas as regiões, 56% dos entrevistados dizem que é importante receber pagamentos em cartão desta maneira.
Os empreendedores da região Nordeste são os que mais parcelam entre seis e 12 vezes (15%), seguidos pelo Sudeste (14%). Enquanto isso, no Sul e no Norte predominam os parcelamentos entre três e cinco vezes, apontados por 42% e 41% dos entrevistados, respectivamente.
O estudo apontou que negócios maiores tendem a vender produtos e serviços em mais prestações, enquanto empreendedores menores focam em pagamentos com poucas parcelas. Contudo, vale ressaltar que o estudo mostrou que as vendas parceladas são amplamente significantes para o faturamento de negócios de todos os portes, sendo ainda mais relevantes para empreendedores que faturam mais de 10 salários-mínimos por mês (46%).
Confira o estudo completo aqui.
Sobre a SumUp
A SumUp é uma companhia global de serviços financeiros que oferece um ecossistema de soluções para microempreendedores, como maquininhas de cartão, conta digital pelo SumUp Bank, empréstimos e links de pagamento, entre outros produtos.
Há 10 anos empoderando empreendedores ao redor do mundo, a SumUp atende mais de 4 milhões de micro e pequenos negócios em mais de 36 mercados na Europa, nos Estados Unidos, na Oceania e na América Latina. No Brasil, está presente desde 2013 empregando 950 pessoas, sendo 49% mulheres e 26% LGBTQIAP+, com uma liderança 44% feminina. Realizando pesquisas constantes com seus clientes e com foco em educação financeira, a SumUp acompanha as tendências do mercado e dos micro e pequenos negócios.