Com a proximidade da Black Friday 2025, um perfil ganha protagonismo no varejo digital. Pesquisa realizada pelo Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, com 20.612 usuários ativos da plataforma, revela que o público com mais de 45 anos está assumindo papel estratégico na jornada do consumidor para o período, apresentando engajamento elevado com anúncios, forte intenção de compra e preferência por itens de maior valor agregado.
O levantamento mostra que 84% do total de usuários entrevistados pretendem realizar compras na Black Friday, sendo que 42% afirmaram que devem adquiri-las em lojas online. Dentro desse universo, 55% estão na faixa etária entre 25 e 45 anos, enquanto 30% são pessoas com mais de 45 anos, consolidando-se como um público de alto potencial de conversão e ticket médio elevado. Além disso, este grupo é o que mais interage com campanhas publicitárias na plataforma, evidenciando receptividade às ativações de marketing e conteúdos de marca.
As compras planejadas também reforçam a relevância dessa audiência para o comércio eletrônico. O estudo indica que 70% do total de entrevistados pretendem adquirir ao menos um item das cinco principais categorias de consumo: eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e acessórios, móveis e itens para casa e decoração. Entre os consumidores com mais de 45 anos, 35% planejam gastar acima de R$ 800 em eletrodomésticos e 34% têm orçamento semelhante para eletrônicos. Já itens de beleza e cuidados pessoais devem receber investimentos de até R$ 300 de 60% desse público.
“Os consumidores com mais de 45 anos vêm ganhando destaque nas grandes datas do varejo. Financeiramente consolidados, utilizam vídeos de reviews e tutoriais no Kwai como principal fonte de informação para decisões importantes, tornando-se uma audiência estratégica para marcas que buscam consumidores qualificados e receptivos”, afirma Vitor Yu, gerente geral do Kwai For Business, unidade de negócios da plataforma, que reúne recursos e ferramentas para empresas desenvolverem e inserirem conteúdo patrocinado no aplicativo.
Metodologia – A pesquisa foi realizada diretamente no aplicativo do Kwai (in-app), entre 2 e 13 de junho de 2025, com participação de 20.612 usuários ativos. As questões incluíram múltipla escolha e escolha única, com o objetivo de entender a intenção de compra e o papel do Kwai como plataforma de descoberta e influência na decisão dos consumidores.